As colônias de pescadores funcionam como associações representativas da categoria, semelhantes a sindicatos

Altaneira agora conta com sua primeira colônia de pescadores artesanais. A cerimônia de oficialização da entidade aconteceu na última sexta-feira, 24 de outubro, no auditório da Secretaria de Assistência Social, com a presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cier Bastos, e do presidente da Federação dos Pescadores e Aquicultores do Ceará, Pedro Oliveira.
As colônias de pescadores funcionam como associações representativas da categoria, semelhantes a sindicatos, reunindo profissionais que atuam em uma mesma região. Com a criação da colônia, os pescadores passam a ter representação formal e voz ativa junto ao poder público, podendo reivindicar melhorias, incentivos e políticas específicas para o setor, como acesso a crédito, equipamentos e capacitações.
No dia 18 de outubro, durante assembleia realizada pelos próprios pescadores, foram eleitos Weslley Lima como presidente e Cleodimar Rodrigues de Sousa como primeiro secretário da diretoria executiva da colônia.
A iniciativa é resultado da parceria entre os pescadores locais, o Governo Municipal de Altaneira, a Secretaria da Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará e a Federação dos Pescadores e Aquicultores do Ceará.
