Programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.
A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.
O município de Altaneira vem melhorando seus indicadores da Atenção Primária a cada Quadrimestre , atualmente rankeando entre os 60 melhores desempenhos do Estado do Ceará. O objetivo final sempre é garantir uma saúde e atenção de qualidade para a população altaneirense.