Altaneira nesse último final de semana pode ver de perto várias ações de cultura acontecendo na cidade ,na oportunidade os fazedores de cultura altaneirenses que foram contemplados com o recurso da Lei Aldir Blanc de emergência cultural puderam realizar as culminâncias de seus festivais e execução de suas propostas culturais individuais para que a população altaneirense pudesse ver e apreciar a nossa cultura.
A programação iniciou nesse último dia 28/05/2022 onde o proponente Silvan Mendes juntamente com a sua equipe de colaboradores e em parceria com o Projeto ARCA de Altaneira realizaram às 19:00 horas no auditório do SINSEMA um noite cultural com a participação de todas as crianças que foram selecionadas através das visitas de apresentação nas escolas e que fizeram sua apresentação artística no Festival de Talentos Mirins as apresentações envolveram as crianças e seus pais que foram convidados e foi mostrado todo o talento ao público por meio da live. Nessa ação se fizeram presentes ao evento o Secretário Antonio de Kaci e o Assessor Técnico de Projetos da Secult Vavá Gois que parabenizaram os organizadores e em nome da gestão municipal agradeceram a parceria e fortaleceram as ações entre o terceiro setor e o governo em prol da nossa cultura.
Já no dia 29/05/2022 aconteceu o lançamento de 03(três) lives culturais para o público altanerirense que foram essas: Live Musical com Charles Tocador que aconteceu de forma presencial na manhã do domingo dia 29/05 às 8:00 horas no Calçadão Municipal animando a Feira Livre de Altaneira o momento também foi transmitido pela página do Facebook do cantor e a Secult esteve representada pela agente Fran Oliveira que esteve prestigiando o evento. Ainda no domingo por meio virtual foram lançadas (02) duas lives e vídeos aulas sendo uma de iniciação de como tocar violão com o proponente Hélio Ferreira e outra live de vídeo aula de como tocar teclado com o proponente Pedro Moura.