Durante evento, prefeita Késia anunciou investimentos na Primeira Infância e Núcleos de Adolescentes

O Governo de Altaneira realizou, nesta sexta-feira (07/11), o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF 2025-2026, evento que mobilizou crianças, adolescentes, jovens e adultos de toda a cidade para refletir sobre políticas públicas de educação, saúde, proteção social, equidade de gênero e étnico-racial, prevenção às violências, cultura e lazer, com foco na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Compuseram a mesa de honra a prefeita Késia Alcântara, o primeiro-cavalheiro Devanilton "Palito" Soares, o presidente da Câmara Municipal Deza Soares, o vereador Zé de Zuza, a secretária de Saúde Ivanna Alcântara, a secretária de Assistência Social Anne Daniele, o chefe de Gabinete Antônio Dorial, o secretário adjunto de Educação Reginaldo Venâncio, a articuladora do Selo UNICEF Jamily Sampaio, o presidente do Conselho Tutelar Everton Venâncio e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Rafaela Gonçalves.
A prefeita Késia classificou o evento como "um momento histórico" e ressaltou que o Fórum inaugura uma nova etapa de diálogo e participação popular em Altaneira. "Nosso objetivo é colher sugestões diretamente da comunidade, partilhar dados sociais e traçar caminhos possíveis para um futuro mais justo, igualitário e de oportunidades para nossas crianças e adolescentes, desde a comunidade quilombola do São Romão até a sede do município", afirmou.
"Nosso compromisso é promover políticas que não sejam apenas palavras, mas ações concretas que transformem a vida das nossas crianças e adolescentes", destacou a prefeita.
Durante o evento, Késia anunciou a ampliação dos espaços de acolhimento e de cuidado integral na primeira infância, além da criação de novos programas de reforço escolar e protagonismo juvenil por meio do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA).
A articuladora municipal do Selo UNICEF, Jamily Sampaio de Alencar, explicou que a iniciativa vai além de uma certificação. "O Selo UNICEF é mais do que um reconhecimento da Fundação das Nações Unidas. É um compromisso real dos municípios com a efetivação de políticas que atendam às necessidades das crianças e adolescentes", afirmou.
O evento contou com a presença de secretários e adjuntos municipais, vereadores, conselheiros tutelares, professores, gestores escolares, agentes de saúde, assistentes sociais, psicólogos, lideranças comunitárias e estudantes da rede pública.
== Programação diversificada e participação popular ==
Com programação ampla e interativa, o Fórum contou com apresentações artísticas e culturais, palestras, mesas de discussão e grupos de trabalho.
Alunas da Escola Fausta Venâncio abriram o evento com uma apresentação sobre os direitos das crianças. Em seguida, o grupo Arte & Tradição se apresentou com banda de pífano e roda de capoeira. A Fundação ARCA e a Banda Municipal Padre David Moreira também encantaram o público com música.
O combate ao racismo e a busca pela equidade étnico-racial foram temas da palestra ministrada pela professora Jarderlany Sousa Nunes, do NEABI/IFCE, seguida por uma roda de discussão sobre letramento racial, os desafios para uma educação antirracista e a legislação correlata. Participaram do debate os professores Lidiane Félix Henrique, Reginaldo Venâncio, Elder Luís e a advogada Danila Mendes.
Na etapa seguinte, os grupos de trabalho apresentaram os principais indicadores sociais e sistêmicos do município relacionados à infância e à adolescência.
== O que é o Selo UNICEF ==
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que reconhece e estimula a melhoria das políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes nos municípios do Semiárido e da Amazônia Legal. A ação representa um compromisso coletivo pela garantia dos direitos, com foco em saúde, educação e proteção social, fortalecendo a participação social e o monitoramento de resultados.
O 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF foi uma realização do Governo de Altaneira, por meio da Comissão de Articulação Intersetorial, com apoio das Secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde e Comunicação Social. Também participaram a Rede Peteca, o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
