Os municípios que atingem a nota máxima podem receber repasse de até 2% da arrecadação do ICMS
O município de Altaneira conquistou a nota máxima no Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente (IQM 2025), certificação do Governo do Estado. O resultado da avaliação foi divulgado nesta quarta-feira (13/8) pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Estado do Ceará.
O IQM é um importante indicador público que avalia diversos aspectos relacionados ao meio ambiente, incluindo a gestão de resíduos, a qualidade da água, a preservação de áreas verdes e as ações voltadas para a educação ambiental.
Os municípios que atingem a nota máxima podem receber repasse orçamentário de até 2% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Para o secretário de Meio Ambiente Ricardo Rufino a conquista reflete o compromisso do município e da gestão municipal com políticas ambientais eficientes. "Esta é uma excelente notícia para Altaneira e para toda a população. É resultado do trabalho coletivo em prol das ações ambientais, do cuidado com a natureza e do desenvolvimento sustentável do município. Também significa maior repasse financeiro de aproximados R$ 460 mil ao ano", comemora.