Encontro com a diretoria da ABA reforça compromisso da gestão com a retomada da radiodifusão comunitária em Altaneira.
O Governo Municipal de Altaneira, por meio da Secretaria de Comunicação Social (Secom) e da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude (SECULTEJUV), deu continuidade, na última segunda-feira (12), ao diálogo com a diretoria executiva e membros da Associação Beneficente de Altaneira (ABA), mantenedora da Rádio Comunitária Altaneira FM. A emissora encontra-se inativa desde março de 2024 devido a queima de aparelhos.
A reunião teve como principal objetivo colher informações sobre os motivos da paralisação e identificar as necessidades emergenciais para a reativação da radiodifusão comunitária no município. Ao longo de seus 25 anos de existência, a Rádio Comunitária Altaneira FM tem desempenhado fundamental papel na difusão da informação e da cultura local, sendo um pilar da comunidade.
Como encaminhamento, foi deliberada a solicitação de realização de uma audiência pública para debater o tema com a sociedade civil, fortalecendo os princípios da gestão participativa e da transparência nas ações de interesse coletivo.
O encontro é continuação de uma conversa inicial dada em abril desde ano, quando a secretaria de Comunicação Social Alana Soares visitou as instalações da rádio comunitária e realizou uma primeira conversa representante da diretoria executiva da ABA.
Participaram da reunião a secretária de Comunicação Social, Alana Soares; o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, Clécio Sousa; o presidente da ABA, João Ivan Alcântara; a tesoureira Maria Lúcia Lucena; o sócio-fundador Raimundo Nogueira Soares; a procuradora-adjunta Rafaela Gonçalves; o diretor-geral Cristiano Lima; o associado Silvan; e o radialista João Alves.
Fundada nos anos 2000, a Associação Beneficente de Altaneira é uma entidade social sem fins lucrativos, detentora da outorga legal para operar o serviço de radiodifusão comunitária no município.