Artigos

Mitos e Verdades sobre o câncer de mama
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil e ao redor do mundo, todos os anos. Ele é o mais recorrente entre mulheres em todas as regiões do país, com exceção dos tumores de pele.

Somente em 2022, foram registrados mais de 19 mil óbitos por câncer de mama. Para 2025, o Instituto Nacional do Câncer estima 73 mil novos casos serão registrados.

Essa enfermidade acontece devido alterações genéticas nas células mamárias, que se multiplicam de forma anormal, formando um tumor maligno.

Ele pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio de sinais como: nódulo endurecido e fixo que aumenta de tamanho; presença de secreção no mamilo; lesão, descamação ou retração na pele; inchaço com aspecto semelhante à casca de laranja; aumento progressivo do tamanho da mama.

O autoexame e a mamografia são as duas principais ferramentas para identificação precoce do câncer de mama. O Ministério da Saúde recomenda que a mamografia ocorra a cada dois anos, em mulheres de 40 a 74 anos.

Já hábitos saudáveis como a prática de atividade física, amamentação e evitar bebidas alcoólicas e tabagismo são medidas que contribuem para a prevenção dessa enfermidade.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para o câncer de mama em Unidades Hospitalares especializadas.

=== MITOS E VERDADES SOBRE O CÂNCER DE MAMA ===

Câncer de mama só ocorre em mulheres de meia-idade

Mito. Apesar de ser mais comum em mulheres com mais de 40 anos, o câncer de mama pode ocorrer em mulheres jovens.

Câncer de mama tem cura

Verdade. O câncer de mama tem cura. Quanto mais precoce o diagnóstico, mais chance de cura atrás do tratamento adequado.

Beber e fumar aumenta as chances de câncer de mama

Verdade. O consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo aumentam as chances de desenvolvimento de cânceres, enquanto hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos e alimentação natural reduzem os hormônios que, em excesso, podem alimentar o câncer.

Quem tem câncer de mama precisa fazer mastectomia

Mito. A retirada do seio depende do tipo de tumor, estágio e extensão da lesão.

Todo nódulo na mama é maligno

Mito. A maioria dos nódulos são benignos, mas se estiver endurecido, espiculado, crescer e for persistente, procure um especialista.

Ter um seio maior que o outro é sinal de que pode gerar câncer de forma mais fácil

Mito.

Autoexame substitui a mamografia

Mito. Os dois são essenciais. O autoexame é uma excelente ferramenta para se ter consciência corporal, mas somente a mamografia tem capacidade de identificar tumores pequenos.

Amamentar protege contra o câncer de mama

Verdade. Amamentar reduz a exposição da mulher a hormônios que aumentam o risco de câncer de mama e elimina células mamárias com mutações, sendo assim um fator de proteção que deve ser incentivada pelo maior tempo possível.

A mamografia só deve ser realizada após os 50 anos

Mito. Mulheres a partir dos 40 anos, com recomendação médica, devem fazer o exame de mamografia a cada dois anos. Dos 50 aos 74 anos, o exame se torna preventivo e universal.

Pancada no seio ou sutiã apertado pode causar câncer

Mito.

Fontes: Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Câncer (INCA) e Fundação Fiocruz

   
Voltar    

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo