Altaneira - Ceará - Brasil, 29 / 04 / 2024
...

o município implementou o programa de Bolsa de Tutoria/Monitoria Escolar, que vem oferecendo oportunidades para jovens e adultos em nosso município

De acordo com a Lei n° 832/2022, o município implementou o programa de Bolsa de Tutoria/Monitoria Escolar, que vem oferecendo oportunidades para jovens e adultos em nosso município. Neste ano de 2024, contamos com cerca de 70 bolsistas de monitoria.

A monitoria é uma atividade complementar ao processo de ensino que ocorre tanto dentro da sala de aula quanto em todo o ambiente escolar. Seu objetivo principal é auxiliar os alunos em suas diversas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem. O monitor convive com os alunos dentro e fora da sala de aula, compreendendo seu comportamento social e oferecendo suporte a todos da comunidade escolar e da educação, sempre buscando o bem-estar dos alunos.

A monitoria representa uma oportunidade de desenvolvimento profissional para nossos jovens, proporcionando-lhes contato direto com os alunos e a responsabilidade de orientá-los nas atividades realizadas em sala de aula. O monitor/cuidador facilita e estimula os alunos a aprenderem, adaptando as aulas de acordo com as especificidades e o nível de ensino, ou conforme a intensidade de apoio necessária pelo estudante. Esses serviços são organizados e orientados, visando ajudar o aluno a desenvolver suas potencialidades. O monitor desempenha um papel crucial no ambiente escolar, estabelecendo vínculos sólidos e fortalecendo a relação com o aluno.

O governo municipal, por meio da Secretaria de Educação, tem desempenhado um papel fundamental na implementação e supervisão do programa de Bolsa de Tutoria/Monitoria Escolar, garantindo assim o acesso dos estudantes a essa importante ferramenta de apoio educacional.